tituloeucomic14.jpg (4547 bytes)

 

Sou professora de Inglês há mais de vinte anos com experiência do 5º. ao 11º. ano. Actualmente lecciono Inglês aos 6º. e 7º. anos, e ao terceiro ano do Curso de Direcção e Gestão de Operadores Turísticos (DGOT), na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Iniciei a minha actividade lectiva no Liceu de S. João do Estoril (actual Escola Secundária de S. João do Estoril), do qual tenho as melhores recordações pessoais e profissionais. Fiz o estágio na Escola Preparatória Manuel da Maia, em Lisboa, de onde transitei por um ano para a Escola Preparatória de Santo António, na Parede, actual Escola de Santo António E.B. 2,3. Aí regressei em Setembro de 1997, após uma ausência de 18 anos durante os quais estive requisitada pela Força Aérea a leccionar Inglês na EMELm - Escola Militar de Electromecânica, em Paço de Arcos.

Em Janeiro de 1998, terminei o Mestrado em Estudos Americanos na Universidade Aberta de Lisboa depois de ter defendido a dissertação intitulada NetAprendizagem: A Internet nas Escolas Rumo à Globalização do Conhecimento. Dada a minha grande identificação com a American way e a sua enorme influência no meu modo de ser e agir, este Mestrado assentou que nem uma luva!

A influência da língua inglesa ao longo de toda a minha vida académica não surge por acaso. Deve-se, em primeiro lugar, a uma decisão familiar de pôr os meus irmãos e eu a fazer a primária simultaneamente em Inglês (manhãs), no St. Julian's School de Carcavelos (onde tive o grande prazer de voltar no passado dia 6 de Maio, após uma ausência de trinta e. . . [??] anos, por ocasião da Semana da Área Escola, a convite da minha colega, Paula Brandão, para falar a Alunos e Pais sobre A Internet no Mundo da Educação), e em Português (tardes) numa escola oficial. E ainda a imperativos profissionais do meu pai, que levaram a família a Inglaterra, em 1956, onde o meu pai tirou o Curso Superior Naval de Guerra no Royal Naval College, em Greenwich, e onde eu dei os meus primeiros passos na escola aos 6 anos (como foram penosos aqueles primeiros três meses!); e aos Estados Unidos, em 1961, onde o meu pai esteve como Adido Naval até 1965. Aí frequentei a Somerset Elementary School e a Western Junior High School (actual Westland Middle School). Adorei ambas as escolas e jamais me esquecerei em especial de dois professores: Frank Lyman, o meu professor do 6º. ano (de quem perdi o rasto), e Marcia Perlmutter, professora de Matemática no 8º. ano.

Mantenho uma amizade de longa data com a Marcia e o Buddy, que fizeram uma passagem meteórica por Lisboa em Maio de 1992. Mostrámos-lhes a antiga Judiaria (pois são ambos de origem judaica) e o Castelo de S. Jorge. Em Agosto de 1996, passei três dias na casa deles em Los Angeles (San Fernando Valley). No passado Domingo de Páscoa (4.Abr.99), a minha amiga e colega, Aurora Sousa Martins, e eu jantámos com a Marcia e o Buddy num restaurante do City Walk, nos Universal Studios, em Los Angeles. É sempre um enorme prazer estar com eles e é uma forma muito agradável de a Marcia e eu conseguirmos pôr em dia a nossa conversa pessoal e profissional, agora actualizada por email !

Este passado académico marcou-me profunda e positivamente, ao ponto de me levar a optar pelo Curso de Filologia Germânica, na Faculdade de Letras de Lisboa de que, infelizmente, não guardo recordações especiais. No início do 4º. ano, estive seis semanas na Wiener Internationale Hochschulkurse da Universidade de Viena, na Áustria, a tirar um curso de Alemão para estrangeiros. Abençoado curso! Mal sabia eu a utilidade que iria ter passados dois anos!

A experiência de explicações particulares e o gosto que daí nasceu por ensinar levaram-me a *experimentar* o ensino. Fiquei contagiada! Nunca mais o larguei!! De facto, é o que mais gosto de fazer!!!

Antes de ter entrado para a Faculdade, e por duas ou três outras vezes ao longo da minha carreira, fiz trabalho de tradução literária e técnica em Inglês, Francês e Alemão. As últimas, de natureza técnica - campo da electrónica, de Alemão para Português - constituiram um enorme desafio, pois o afastamento do Alemão já durava há vários anos. Deste extenso trabalho, feito em colaboração com uma grande amiga e colega, a Luisa Ribeiro Rosa, e regularmente revisto por um oficial da Força Aérea da especialidade, resultou um glossário técnico abrangente, talvez a incluir oportunamente aqui.

 A minha página está dividida entre o Português e o Inglês por três razões fundamentais:

Moro em Parede, onde nasci. Sou casada com o Jo@o, *o bit* [broken link], que, por ser informático, tem sido uma grande ajuda nesta minha estreita ligação de vários anos aos computadores e mais recentemente às novas tecnologias. Temos dois filhos, o Pedro e o Miguel [broken links], ambos a frequentar a escola a que a mãe regressou em Setembro de 1997. De início, parece-me que esta mudança lhes causou alguns problemas *existenciais*, talvez pelo receio do que pudessem ouvir acerca da mãe/professora e até de uma vigilância mais apertada! Tudo voltou rapidamente à normalidade, pois perceberam que não havia motivos para ansiedades. Ambos são uns entusiastas da informática – quem sai aos seus não degenera! – como actividade lúdica, e para fins pessoais e académicos.

Em Outubro de 1998, saiu o meu livro, NetAprendizagem: A Internet na Educação [broken link] [new link], publicado pela Porto Editora. Espero que possa ajudar todos os professores do ensino não-superior que pretendam enveredar pela utilização das novas tecnologias na sua prática lectiva.

O Pedro e o Miguel já estão na Escola Secundária Fernando Lopes Graça, no 11. e 12. ano, respectivamente. O João continua nas suas lides informáticas. E eu? Continuo na Escola de Sto. António, onde, ultimamente, tenho estado mais ligada ao 3. ciclo. E. . . continuo uma entusiasta incondicional das novas tecnologias no ensino. Para além dos intercâmbios electrónicos que desenvolvi entre turmas minhas e turmas estrangeiras, coordenei o grupo de colegas e alunos da Escola que desenvolveu a página 'Parede a caminho futuro', inserida na iniciativa "Portugal na Internet (d)escrito pelos seus jovens" ou Projecto Hannover 2000, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Em 2000-2001, estive em licença sabática para desenvolver o trabalho "O Correio Electrónico na Prática Lectiva". Vai ser publicado pela Porto Editora com o título O Email na Sala de Aula em Outubro deste ano. Com vista à pesquisa para este trabalho, em Outubro de 2000, estive três semanas em Pittsburgh, PA, em casa dos meus bons amigos Claire e Marc Siskin. Passei dias na biblioteca da Universidade de Pittsburgh. Fui convidada pela Professora Lauren B. Resnick, professora de Psicologia da mesma Universidade, a participar no Seminário Nacional do Institute for Learning, subordinado ao tema "Opportunity to Learn: Every Student's Right to Expert Education" e organizado pelo Learning Research and Development Center da Universidade de Pittsburgh, dirigido pela Professora Lauren Resnick. A convite de Claire Bradin Siskin, colaborei com a apresentação The Magic of Email na sua workshop semanal, "Teaching Writing with Computers", no Laboratório de Línguas da Universidade, que ela dirige. E, a convite de Dawn Duke, do Departamento de Brazilian Studies da Universidade, apresentei o seminário Educação, Educação Tecnológica e Portugal para os seus alunos de Portuguese I. Foram experiências muito enriquecedoras do ponto de vista pessoal, académico e profissional.

Em Março de 2001, em St. Louis, MO, participei pela primeira vez no Congresso anual da TESOL (Teachers of English to Speakers of Other Languages), subordinado ao tema "Gateway to the Future", com a apresentação Integrating Email Exchanges in EFL, integrada na Internet Fair do Grupo de Interesse CALL. Assisti a diversas comunicações e apresentações, de que resultou a integração dos projectos de três colegas no meu trabalho sobre o email. Conheci ainda o colega Michael Krauss, que dá um curso intensivo on line sobre a integração da Internet na sala de aula. A ideia ficou 'no ar' para Outubro desse ano, e concretizou-se. Foi a minha primeira experiência de formação a distância. Inesquecível! Excelente!

Em finais de Janeiro de 2002, com a promoção da TESOL, integrei "Webheads in Action", um grupo de professores de EFL/ESL (Inglês como língua estrangeira/segunda língua) coordenado por Vance Stevens, com vista a uma formação on line intensiva de oito semanas sobre a formação de comunidades on line, e a aprendizagem e utilização de ferramentas de comunicação (as)síncrona. A experiência foi tão enriquecedora e positiva, e a comunidade que formámos tão unida, activa e colaborante, que continua.

Da participação nesta comunidade resultou, em meados de Julho deste ano, a minha primeira apresentação on line, em conjunto com as colegas 'Webheads' Dafne Gonzalez e Susanne Nyrop. Apresentámos a nossa 'Cooking Lesson' integrada numa 'maratona' de 12 horas de apresentações por professores estrangeiros de diversas disciplinas durante o Summer Carnival 2002 do Tapped In, um ambiente virtual de chat em texto para professores de todo o Mundo.

(A continuar. . .)

Links actualizados em 30 Abril 2012

Última actualização em 4 Agosto 2002

Página criada em Outubro 1999

Teresa Almeida d'Eça

home page

top